top of page
MINICURSOS
Poderá sofrer alterações*
02 e 03/12/2021 8:00 - 10:00
-
Cada participante poderá optar por inscrever-se em apenas 1 (um) minicurso a ser informado no momento da inscrição.
-
Os minicursos ocorrerão de forma simultânea em salas separadas a serem informadas no site próximo a data do evento.
-
O horário desta atividade será de 08:00-10:00h nos dias 02 e 03 de dezembro de 2021.
-
A participação em pelo menos 75% da atividade, resultará no recebimento de um certificado computando 4h de carga horária flexível.
-
Cada minicurso terá um número máximo de 20 participantes.
Bom evento!
MINICURSO 1
Dra. Andreia Espindola Vieira Ribeiro. UFAL, Alagoas
Conceitos básicos do reparo tecidual e a osteoimunologia aplicada ao reparo ósseo.
Aspectos básicos da reparação tecidual e fatores relacionados com o processo de cicatrização de feridas.
MINICURSO 7
Dr. Vandick da Silva Batista. UFAL, Alagoas
Teorias e técnicas para conservação e gestão participativa de recursos renováveis.
Mini-curso para estudantes interessados em conhecer alternativas participativas para a conservação e manejo da biodiversidade terão uma oportunidade de informação e treinamento. Teorias, problemas e técnicas serão apresentadas e discutidas.
MINICURSO 2
Dra. Jamylle Nunes de Souza Ferro, UFAL, Alagoas
Cultivo celular e suas aplicações na pesquisa biomédica.
Este mini-curso pretende fornecer informações básicas sobre cultura de células, incluindo métodos de trabalho e protocolos para manejo e manutenção de células para aplicações em pesquisa. Para tal, serão abordadas noções básicas sobre cultivo celular (infraestrutura e materiais necessários, normas de utilização da sala, técnicas, preparo e padronizações), as características da cultura de células permanentes e primárias, principais formas de contaminação e a aplicação da cultura para diferentes áreas de pesquisa.
MINICURSO 8
Dr. Müller Ribeiro Andrade. UFAL, Alagoas
Diagnóstico laboratorial de doenças parasitárias.
O minicurso versará sobre os caminhos e recursos técnicos para estabelecimento do diagnóstico das infecções causadas por ectoparasitos, protozoários e helmintos. Serão apresentadas as principais técnicas de diagnóstico diretas (microscopia, histopatologia, técnicas moleculares) e indiretas (resposta celular, sorologia e outros biomarcadores) aplicadas à Parasitologia.
MINICURSO 3
Dra. Monica Cassel. UFTM, Minas Gerais
Análises ultraestruturais (MET e MEV) e suas aplicações.
Importância e aplicações da análises ultraestruturais; Microscópios eletrônicos (funcionamento e finalidade); Preparação de amostras para análises ultraestruturais; Técnicas em microscopia eletrônica (MET e MEV); Análises de fotomicrografias eletrônicas.
MINICURSO 9
Dr. Douglas Carvalho de Amorim
Aprendizagem baseada em jogos digitais na Biologia: Games da plataforma Google Play.
Neste minicurso, você aprenderá a selecionar e a elaborar planos de aula com base na articulação de conteúdos biológicos (citologia, imunologia, zoologia, etc) mediados por jogos digitais online da plataforma Google Play.
MINICURSO 4
Dra. Jerusa Maria de Oliveira. UFAL, Alagoas
Princípios e métodos para estudos em ecotoxicologia.
No minicurso será abordado uma breve introdução dos conceitos básicos da ecotoxicologia, como realizar bioensaios in vivo e escolher os principais biomarcadores para avaliar a toxicidade de um poluente. além de introduzir métodos para a realização de um biomonitoramento.
MINICURSO 10
Marvin Paulo Lins, Msc. Elvan Nascimento dos Santos Filho, Dr. Diego de Siqueira Figueredo - UFAL, AL.
Por que (ainda) usamos animais na pesquisa científica?
Os avanços científicos na área biomédica do último século estiveram atrelados ao uso de animais. Na atualidade, as universidades brasileiras contam com Biotérios que fornecem animais aos seus pesquisadores. Mas nós realmente precisamos desses animais para fazer ciência? O que a lei diz sobre isso? É ético? Podemos substituir esses animais por métodos alternativos? Discutiremos esses e outros pontos neste minicurso destinados aos estudantes e profissionais da área da saúde, com experiência ou não no uso de animais de laboratório.
MINICURSO 5
Dra. Amanda Lys dos Santos Silva. UFAL, Alagoas
Blog como instrumento de divulgação científica.
Tipos de divulgação científica. Estrutura de texto para blog. Técnicas de copywriting. Indicadores do Wordpress. Ferramentas básicas para produção de conteúdo.
MINICURSO 11
Dra. Maria Danielle Araújo Mota, UFAL, AL.
Msc. Alexandre Rodrigues da Conceição, UFAL, AL.
Ana Júlia Soares Santana, UFAL, AL.
Da Base Nacional Comum Curricular ao piso da escola: o ensino de Biologia e o Ensino por Investigação.
O minicurso tem por objetivo apresentar o Ensino por investigação como uma abordagem didática que pode atender aos objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Biologia. Destacando sua potencialidade e possíveis dificuldades de implementação no cotidiano escolar.
MINICURSO 6
Dr. Lázaro Wender Oliveira de Jesus/ Dr. Marciliano da Silva. UFAL, Alagoas
Biologia do zebrafish (Danio rerio) e sua aplicação como modelo animal experimental.
Noções de anatomia e fisiologia do zebrafish. Ciclo de vida. Criação em biotério. Possibilidades de pesquisa em diversas áreas da Ciências básica e aplicada.
MINICURSO 12
Profa Msc. Jordana Gregório (UNEMAT)
Tecnologias assitivas e digitais para inclusão escolar de pessoas com definciência visual.
Conceitos teóricos sobre deficiência, acessibilidade, tecnologias digitais e assistivas; Tecnologia assistiva no Brasil e no mundo; Inclusão escolar e o acesso a tecnologias assistivas nas escolas; Tecnologias assistivas e a aprendizagem; Principais ferramentas/produtos de tecnologia digitais e assistivas para deficientes visuais no Brasil.
MINICURSO 13
Profa. Dra. Talita Sarah Mazzoni (UNIFAL)
“Introdução ao Photoshop®: uma ferramenta para edição de imagens científicas”.Nos dias atuais, a pesquisa científica é, frequentemente, comprovada através da foto-documentação de imagem. Neste aspecto, especialmente no âmbito das Ciências Biológicas, os artigos científicos com melhores documentações fotográficas apresentam um diferencial significativo para alcançar a publicação. Conseguir extrair o que há de melhor nas ferramentas de programas de editoração de imagem pode trazer benefícios para os resultados da pesquisa ao expor de forma clara o conteúdo fotográfico que gostaria de se mostrar, o qual, muitas vezes, comprova os resultados obtidos. Entretanto, muitos alunos de graduação e pós-graduação têm dificuldade em trabalhar com programas de edição de imagem, como o famoso Adobe Photoshop®. Conhecer comandos básicos do programa como adição de legendas, escalas ou barras de aumento nas imagens, ou ainda melhorar a exposição da luz, saturação das cores e brilho-contraste são quesitos essenciais para a construção de uma prancha científica de qualidade e passível de ser publicada. Assim, na tentativa de suprir a necessidade do aluno que não tem noções básicas de como construir uma prancha científica, este minicurso pretende ensinar comandos importantes para edição de imagem científica, através do programa de edição de imagens “Adobe Photoshop®”
bottom of page