top of page

OFICINAS

  • Cada participante poderá optar por inscrever-se em apenas 1 (uma) oficina a ser informada no momento da inscrição.

  • As oficinas ocorrerão de forma simultânea em salas separadas a serem informadas no site próximo a data do evento. 

  • O horário desta atividade será de 14:00-17:0h no dia 31 de agosto de 2022.

  • A participação em pelo menos 75% da atividade, resultará no recebimento de um certificado computando 3h de carga-horária flexível.

Oficina 1 

Ingrid Lazaro da Silva - Ingrid Silva.jpeg
Fabiana Grasiely - Ingrid Silva.jpeg
Alfredo Augusto Fernandes dos Santos - Ingrid Silva.jpeg

Título: Fitopreparados

Docente responsável: Profa. Dra. Roberta Costa Santos Ferreira

Ministrantes: Ingrid Lazaro da Silva, Fabiana Grasiely da Anunciação, Alfredo Augusto Fernandes dos Santos

Descrição:  Você sabe utilizar de maneira correta as plantas medicinais? O uso de plantas medicinais vai além dos tão conhecidos chás e até estes precisam ser preparados da maneira correta para que possamos usufruir de todos os seus benefícios. Os fitopreparados, também chamados de remédios caseiros, englobam as diferentes formas de utilização das plantas medicinais. Nesta oficina vamos passar algumas orientações sobre os cuidados na escolha e utilização das plantas medicinais e vamos colocar a mão na massa para aprender a forma correta de preparar infusões, decocções, tinturas, alcoolaturas, xaropes, repelentes. Traga seu copo ou caneca (para provar dos chás) e vidrinhos com tampa para poder levar alguns dos fitopreparados.

Número de vagas: 15

Oficina 2

Título: Biologia e identificação de girinos

Docente responsável: Dr. Filipe Augusto Cavalcanti do Nascimento

Ministrantes: Filipe Augusto Cavalcante do NascimentoGustavo Fernandes Telles Moreira e Pedro Henrique Barros Pacheco.

Descrição: Oficina visando introduzir o estudo da fase larval dos anuros, trazendo informações sobre biologia, evolução e morfologia da fase larval, com a proposta de oferecer conhecimento teórico e prático para identificação dos girinos das principais famílias da fauna Alagoana.

Número de vagas: 12

Gustavo - Gustavo Moreira.jpeg
Pedro - Gustavo Moreira.jpeg

Oficina 3

Fernanda Lima Ferreira - Leonora Bastos.jpg
Leticia_edited.jpg
Leonora Tavares Bastos - Leonora Bastos.jpg

Título: Estudo prático dos tecidos básicos do corpo humano por meio de microscopia de luz

Ministrantes: Profa. Dra. Leonora Tavares Bastos e Fernanda Lima Ferreira, Letícia Maria dos Santos, Myllena Gabrielly Ferreira dos Santos.

Descrição: A Oficina iniciará com a História da Microscopia de Luz desde o século XVI abordando as inovações e aperfeiçoamentos na área e seguirá de estudo dos tecidos básicos do corpo humano por meio de microscopia de luz. A oficina será ministrada por mim e pela discente Fernanda Lima Ferreira (Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/ICBS/UFAL e ex Monitora de Histologia e Embriologia)

Número de vagas: 20

Oficina 4

Título: Técnicas de coleta para pequenos mamíferos

Docente responsável: Dra. Anna Ludmilla da Costa

Ministrantes: Ana Beatriz S. Melo, Natália Luiza Macedo, Pamela Oliveira Lima e Lucas Augusto dos Santos Silva.

Descrição: A oficina tem como objetivo difundir o conhecimento técnico das principais técnicas de coletas utilizadas para pequenos mamíferos voadores e não voadores. Nela serão apresentadas as armadilhas mais utilizadas, instrumentos de coleta e suas especificações, formas de disposição, técnicas de manuseio e marcação. Serão disponibilizadas para os alunos interessados material para que os mesmos possam montar suas próprias armadilhas.

Número de vagas: 20

Pamela Oliveira - Bia Melo.jpg
Lucas Augusto - Bia Melo.jpeg
Ana Beatriz - Bia Melo.JPG
Natália Macedo - Bia Melo.jpeg

Oficina 5

Anthony Batista de O. Lopes - Thuelly Rocha.jpeg
Thuelly J Rocha - Thuelly Rocha.jpeg

Título: Dirofilaria immitis ou o verme do coração, como diagnosticar e prevenir?

Docente responsável: Prof. Dr. Wagnner José Nascimento Porto

Ministrantes: Thuelly Juvencio da Rocha e Anthony Batista de Oliveira Lopes

Descrição: A Dirofilariose canina é uma zoonose pouco conhecida, causada pelo filarídeo Dirofilaria immitis. Esta oficina propõe uma apresentação rápida deste parasito, o qual tem como habitat o sistema circulatório de canídeos, incluindo os queridos cães domésticos. Serão realizadas algumas técnicas para detecção do parasito, além do esclarecimento do conjunto de sinais e sintomas clínicos que alertam a possível presença da doença, bem como as medidas profiláticas que devem ser adotadas para proteção do animal. Metodologias aplicáveis: teste de Knott modificado, gota espessa, esfregaço sanguíneo, teste de imunocromatografia de fluxo lateral.

Número de vagas: 15

Oficina 6

Título: Ensino por Investigação: Uma proposta para a educação em saúde pública em tempos de pós-verdades.

Docente responsável: Profa. Dra Maria Danielle Araújo Mota

Ministrantes: Ismael Inácio dos Santos, Gicia Soares de Sena, Juliana Maria Almeida Santos e Sandriele Milene Souza da Silva

Descrição: Iremos abordar o conteúdo de saúde publica utilizando a vacinação como objeto de aplicação. Por meio do ensino por investigação haverá a aplicação de uma sequência investigativa, bem como a análise das etapas e conhecimentos produzidos ao longo da oficina, com o objetivo de ampliar os conhecimentos científicos por meio da análise crítica e social.

Número de vagas: 12

Juliana Maria almeida Santos - Ismael Santos.jpeg
Sandriele Milene Souza da Silva - Ismael Santos.jpeg
Gicia Soares de Sena - Ismael Santos.jpeg
Ismael Inácio dos Santos - Ismael Santos.jpg

Oficina 7

Giovana Catarina Lima do Espírito Santo - Lucas Silva.jpeg
Julia Maria de Medeiros Felix - Lucas Silva.jpeg
Lucas Cardoso Ferreira da Silva - Lucas Silva.jpeg

Título: Adaptação de materiais: faça você a inclusão dentro da Sala de Aula.

Docente responsável: Profa. Dra Maria Danielle Araújo Mota

Ministrantes: Lucas Cardoso Ferreira da Silva; Giovana Catarina Lima do Espírito Santo; Julia Maria de Medeiros Felix.

 

Descrição: A Oficina de Adaptação de Materiais: faça você a inclusão dentro da sala de aula tem como proposta de intervenção auxiliar no processo de inclusão social no ensino de Ciências e Biologia para a Educação Básica por meio do uso do uso do programa Balabolka , que realiza a conversão de um texto digitado em áudio, atendendo alunos, por exemplo, com deficiência visual e/ou TDAH. O objetivo desta Oficina é capacitar os estudantes em Formação Inicial ou profissionais formados a realizar a inclusão dos seus futuros estudantes ou já estudantes, proporcionando além da capacitação, um espaço de discussão e reflexão sobre questões que permeiam a inclusão durante este momento de Formação Inicial ou para profissionais já atuantes, um deles é a ausência de disciplinas que tenham um maior enfoque para a inclusão de estudantes que possuam algum tipo de deficiência.

 

Número de vagas:15

Oficina 8

Título:  Construção de modelos didáticos alternativos para ensino de ciências e biologia. 

Docente responsável: Profa. Dra Maria Danielle Araújo Mota

Minstrantes: Lilian Rebeca de Barros Silva Aluno, Luiz Carlos de Santana Jacintho e Luanda Emely de Lima Souza.

Descrição: A presente oficina objetiva trazer à tona a importância do uso de atividades diferenciadas para a construção do conhecimento dos estudantes do Ensino Básico, e como prática desse momento será realizada a construção de modelos didáticos para auxiliar no Ensino de Ciências e Biologia. Bucando potencializar e empregar metodologias com intercorrências que tenham relação com a concepção de Ciências e Biologia, assim como possibilitar a educação continuada de estudantes e professores da área. OBJETIVO GERAL: Construir juntamente com os graduandos materiais didáticos para auxiliar no Ensino de Ciências e Biologia.

 

Número de vagas: 10

IMG-20220608-WA0082 - Lilian Rebeca.jpg
IMG-20220608-WA0081 - Lilian Rebeca.jpg
REN_2309 LILIAN REBECA - Lilian Rebeca.JPG

Oficina 9

Leticia Luna (2).jpg
Priscila Guimaraes.jpg
Bruno Souza.jpg
foto Sophia Melo.jpg

Título:  “Hungry game”

Responsáveis: Dra. Priscila da Silva Guimarães, Sophia Melo, Letícia Luna, e Bruno Souza.

Descrição: A oficina se baseia no desenvolvimento de uma atividade lúdica e interativa, onde os participantes atuarão de forma proativa, podendo ser individual ou coletiva (formação de equipes) na discussão de questões referentes aos processos fisiológicos relacionados com o controle da ingestão alimentar, digestão e absorção de macro e micronutrientes, e metabolismo energético. Na oportunidade, temas atuais de interesse de saúde pública, como diabetes, obesidade, e ansiedade, e sua relação com a alimentação serão abordados. Trata-se de um jogo de tabuleiro interativo, com avanço de “casas” a partir da pontuação conquistada. Para pontuar, o participante deve acertar a resposta (ou realizar desafios) sobre os assuntos supracitados, dispostos em cartões coloridos conforme o tema. O participante ou equipe vencedora da partida será aquele que alcançar maior pontuação, alcançando o fim do tabuleiro primeiro.

Número de vagas: 15

microscopio.png
pngwing.com.png
pngwing.com.png
bottom of page